Gestores preocupados apenas com o lucro pioram desempenho geral

Gestores preocupados apenas com o lucro pioram desempenho geral

Estudo da Baylor University mostra que chefes que olham somente para resultados financeiros influenciam negativamente a performance de seus funcionários

Gestores que só se preocupam com o lucro e negligenciam outros aspectos, como bem-estar e ética, podem perder o respeito e a lealdade dos funcionários e, por consequência, piorar o desempenho geral. A constatação é de um estudo divulgado recentemente pela escola de negócios da Baylor University, no Texas (EUA). Os pesquisadores entrevistaram 866 profissionais ? sendo metade deles gestores e a outra metade seus respectivos funcionários ? que atuam na área industrial, de serviços financeiros, de saúde, jurídica e educacional.
A linha principal do estudo foi descobrir os comportamentos negativos de funcionários frente a um chefe com uma mentalidade ?bottom-line? (direcionada pelo lucro e resultados financeiros). Os resultados mostraram que gestores com forte mentalidade bottom-line criam relacionamentos ruins com seus funcionários que, por sua vez, retribuem com um desempenho pior."Os gestores que se concentram apenas no lucro, desprezando cuidados com o bem-estar ou preocupações ambientais e éticas, acabam sendo prejudiciais para os funcionários", disse Matthew Quade, pesquisador, phD e professor assistente da Baylor University. Segundo Quade, esse contexto gera relacionamentos marcados pela desconfiança, insatisfação e falta de afeto. ?Em última análise, cria um quadro de funcionários menos propenso a concluir suas tarefas com maior dedicação ou a realizar algo além do que é seu dever?, diz.Entre os indicadores utilizados para a análise, estão a performance de cada gestor e seu funcionário, bem como as notas de avaliação concedidas aos chefes por seus subordinados. Para classificar a mentalidade de cada gestor, os funcionários responderam a questões como: ?Meu gestor considera o resultado final mais importante do que qualquer outra coisa??; ?Meu supervisor se preocupa mais com o lucro do que com o bem-estar de seus funcionários??. Do outro lado, os gestores classificaram seus funcionários refletindo sobre perguntas como: "Esse funcionário atende ou excede requisitos de produtividade?", "Esse funcionário procura maneiras de ser mais produtivo?" ou ainda "Esse funcionário demonstra compromisso em produzir um trabalho de qualidade?".
Os pesquisadores reconhecem que os gestores sofrem pressão para elevar o nível de desempenho de seus funcionários, mas afirmam que colocar o resultado acima de todas as prioridades pode ser um tiro no pé. "Ao fazê-lo, podem sofrer como consequência a redução do respeito, da lealdade e até mesmo do trabalho". Por fim, o estudo indica duas práticas para que a mentalidade bottom-line não seja de todo prejudicial. A primeira é ter cautela na hora de enfatizar os resultados em detrimento de questões que envolvem o bem-estar das pessoas e padrões éticos. A segunda é estar ciente da mensagem transmitida aos funcionários e de suas repercussões no desempenho.